O Rio:Uma força da Natureza

É conhecido o poder da água para moldar a paisagem. De facto, a água é um poderoso elemento da natureza. A imagem abaixo mostra um pequeno ribeiro ziguezagueando pela vegetação e pedras. Não parece muito poderoso, embora o pequeno tronco indicie que nem sempre o que reluz é ouro.


As três fotos seguintes apresentam um conjunto de rochedos rodeados de o que parece ser um pequeno lago, a água não apresenta corrente e tudo parece ser sereno e calmo. Mas se olharmos mais atentamente reparamos que os rochedos são arredondados e apresentam várias marcas de água: umas mais claras outras mais escuras, o que sugere que nem sempre o rio foi tão calmo.
A própria vegetação das margens apresenta vestígios de destruição: há ramos partidos, na imagem em baixo podemos observar raízes fora do solo.
Mas, na verdade, estas fotos dizem respeito a um único rio, o rio Homem e foram tiradas com poucas dezenas de metros entre elas. Mas, a chave de todo este mistério é a altura do ano em que foram tiradas estas fotos, no Verão.
Em consequência das chuvadas típicas de Inverno, este rio transforma-se do cândido regato calmo e sereno para um monstruoso "cavalo das águas" que varre tudo à sua frente: os rochedos ficam arredondados como bolas de berlinde, as raízes são arrancadas da terra até os altivos ramos das árvores são vergados e partidos. Nada consegue deter esta força da natureza.




2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31