O Montanhismo

Depois de ter inaugurado uma nova rubrica - Desportos da Natureza - com o artigo - O Pedestrianismo - Hoje trago-vos um novo artigo: o Montanhismo.

Montanhismo, é o acto de subir montanhas, em contacto com a natureza. É uma actividade que exige grande esforço físico e mental porque temos que estar preparados para enfrentar vários obstáculos, nomeadamente, caprichos climatéricos: frio, neve, chuva, calor; a rudeza da vegetação: mato, silvas, vegetação densa; o declive das montanhas, etc. A aventura e a adrenalina sobe porque temos que estar atentos à todos os pormenores para que nada de grave possa acontecer. É o nosso instinto natural em alerta máximo.

 

Bons locais para praticar este desporto natural:
Preparação:
A preparação para este Desporto Natural faz-se com um bom reconhecimento do local a abordar e um preparo físico prévio que pode incluir corrida e outros exercícios físicos apropriados. Os aspectos meteorológicos que podemos encontrar também devem ser salvaguardados.

Equipamento obrigatório:

Botas

O primeiro dos equipamentos básicos é uma boa bota de caminhadas. O ambiente de montanha exige uma bota robusta, que proteja os pés de pedras, galhos e espinhos. Pode ser fabricada em couro ou numa combinação de couro e tecido sintético.

Meias

Prefira as meias de material sintético ou lã. O algodão absorve água demais, perdendo a capacidade de isolamento e aumentando a fricção entre o pé e a bota, causando bolhas.

Roupas

Adeque sempre a roupa ao tempo que poderá encontrar na montanha lembrando-se sempre que deve ser leve e confortável.

Luvas

Como existe o contacto com as rochas, matos devem sempre ir munidos de umas luvas para proteger as mãos do atrito causado por estes elementos naturais.

Mochila

A mochila é o equipamento ideal para carregarmos a nossa carga, deixando as mãos livres para se apoiar na descida e progredir nos trechos mais íngremes. Deve ser resistente, maleável e de pouco peso pelo que deve-se apostar na compra de uma mochila de qualidade.

Mapas e bússolas

Estes dois acessórios são fundamentais para esta actividade desportiva.

Estojo de primeiros socorros

O Montanhismo é uma actividade que compreende algum risco porque estamos em contacto com a totalidade da Natureza por isso é conveniente nos precavermos contra quaisquer percalços que nos possam ferir fisicamente.

Respeite a Natureza:

Lembre-se sempre que quando nos deslocamos pela natureza devemos ter alguns cuidados especiais:
  • Não fazer barulho e ter atitudes que perturbem a paz do local;
  • Observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos;
  • Não danificar a flora. Ela é parte integrante da natureza e como tal deve ser preservada;
  • Não abandonar o lixo, levando-o até ao local onde haja serviço de recolha;
  • Não fazer lume;
  • Não colher amostras de plantas ou rochas;



2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31