Apicultura de Montanha

Em Palma, em plena Serra do Gerês, podemos observar como é possível extrair benefícios da Natureza sem a prejudicar.

Como podemos ver nestas fotografias as colmeias de abelhas são colocadas na montanha, protegidas por um muro circular em pedra que se harmoniza com a paisagem circundante. Esta estrutura em pedra advém de tempos antigos onde por estas paisagens vagueava um animal que adorava mel e que hoje se encontra extinto em Portugal - o Urso. Assim, havia a necessidade de proteger as preciosas colmeias deste poderoso carnívoro que atacava e destruía os chamados "Cortiços" para obter o precioso néctar processado de forma natural pelas abelhas e estas estruturas circulares altas foram a solução encontrada pelas populações para resolver o problema.

Daqui partem os laboriosos insectos em busca do precioso pólen que encontram nas flores das plantas do Gerês como a Urze, a Giesta ou até o Lírio do Gerês que só existe nesta Serra.

De facto, o mel silvestre obtido no Gerês é bastante conhecido pelo seu sabor característico, fruto do néctar que as abelhas buscam nas flores das plantas da montanha.

  Paisagens de Portugal - Apicultura de Montanha Paisagens de Portugal - Apicultura de Montanha Paisagens de Portugal - Apicultura de Montanha
Fotos gentilmente cedidas por Paulo Costa



2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31