A Foz do Rio Cávado

O Rio Cávado é um rio do norte de Portugal que nasce na Serra do Larouco e que passa por várias localidades vindo a desaguar no Oceano Atlântico, em Esposende.

Este rio é particularmente belo em Verim, Navarra, Ofir e fornece água para aproveitamento hidroeléctrico à Barragem da Caniçada e à Barragem de Salamonde.

Esposende é famosa pelas suas praias de água fria que atraem, no Verão, muitos veraneantes portugueses e estrangeiros.

Hoje em dia, o turismo em Esposende desenvolveu-se bastante graças à criação de infra-estruturas que vieram modernizar esta bela povoação.

Assim, se o tempo não for convidativo para uma deslocação à praia, podemos sempre utilizar a piscina que até tem a particularidade de produzir ondas.

De dia e de noite, ao longo da marginal paralela ao rio, podemos caminhar sentindo o odor do mar e do rio e ouvindo ao longe o espraiar das ondas nas areias brancas da Praia do Suave-Mar.

Na margem do rio, existem agora bares mesmo por cima da água que normalmente atraem a juventude (e não só) para um convívio, uma conversa com os amigos ou simplesmente usufruir da maresia.

Outro local que deve ser alvo de visita é o paredão que "guia" o rio ao mar. É um local ideal para gozar de um pouco de paz e descansar. Ali ao lado, pode-se ver o Forte de S. João com o belo Farol, ajuda preciosa para os pescadores que todos os dias arriscaram e arriscam as suas vidas no mar.

Esposende é o local ideal para umas férias de Verão longe dos habituais destinos de férias sempre lotados de pessoas.


A Foz do Rio Cávado A Foz do Rio Cávado A Foz do Rio Cávado A Foz do Rio Cávado A Foz do Rio Cávado
Como ir
Braga a Esposende pela A11 – cerca de 40 Km.
Onde se Instalar
Esposende possui dois locais para se instalar bastante famosos:
- Hotel Suave-Mar
- Estalagem Zende
Gastronomia
Em Esposende, a gastronomia é típica das comunidades que vivem à beira mar: bom peixe, bom marisco e boa doçaria.
Lazer
Para além das praias, pode sempre fazer pesca desportiva, Kite surf, vela. Enfim, todos os desportos relacionados com o mar.
Paisagens pertoOfir

Castelo do Neiva
Enhanced by Zemanta



2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31