O Lince Ibérico

O principal objectivo do blogue Paisagens de Portugal é mostrar ao mundo o que mais belo há em Portugal em termos de Paisagens Naturais.

Mas observar uma paisagem pressupõe ver tudo o que está ao alcance dos nossos olhos e isso engloba a fauna e a flora.

Hoje trago-vos dois vídeos sobre um animal que está em vias de extinção em Portugal - o Lince Ibérico.

O Lince-Ibérico é um felídeo com um porte maior do que um gato doméstico que vive unicamente na Península Ibérica.

É de salientar que existem só cerca de cem Linces Ibéricos selvagens em toda a Península Ibérica e está, aparentemente, extinto em Portugal.

Têm sido realizados esforços para preservar esta espécie em Portugal e já são poucas as pessoas que têm a sorte de avistar este magnífico animal em liberdade.

Em Portugal viviam agregados populacionais deste felídeo na Serra da Malcata situada entre os concelhos de Sabugal e Penamacor.

O Lince Ibérico gosta de viver em zonas intituladas como matagal mediterrânico, que se caracteriza por regiões com um matagal denso que utilizam para refúgio, mescladas com pastagens abertas propícias para caçar.

O seu alimento preferido são os coelhos bravos e representa um papel fundamental no controlo saudável das populações de coelhos. Também caçam ratos, patos, perdizes, veados, etc.

Convido-vos a ver agora os vídeos porque o que vocês estão prestes a observar são imagens de um magnífico animal que, por estar em vias de extinção, nunca o poderão ver ao vivo e peço-vos que, de alguma maneira, ajudem a preservar este habitante das Paisagens de Portugal.









2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31